Os sites mais populares desde 1993

Os sites mais populares desde 1993

Qual foi o seu site favorito de todos os tempos?


A internet tornou-se uma parte cada vez mais importante do nosso cotidiano.


Embora seja difícil imaginar a vida moderna sem o Google ou o YouTube, é interessante refletir sobre o quanto a web mudou nas últimas décadas.
Esta animação do Capitão Gizmo fornece um resumo histórico dos sites mais populares desde 1993, mostrando o quanto a internet evoluiu desde o início dos anos 90.


Os principais sitesEmbora a web tenha mudado drasticamente ao longo dos anos, os sites mais bem colocados permaneceram relativamente consistentes. Aqui está uma olhada nos sites com mais tráfego desde 1993, e quando cada site ocupou o primeiro lugar.

Faixa de dataSite do Top RankingMaior número de visitas mensais
Jan 1993 – Jun 2000Aol405,000,000
Jul 2000 – Maio de 2006Yahoo5,500,000,000
Jun 2006 – Jul 2008Google8,300,000,000
Ago 2008 – Jun 2010Yahoo11,600,000,000
Jul 2010 – atualGoogle81,000,000,000

*Nota: Números arredondados para clareza.

Aol

AoL foi um dos primeiros grandes portais web, na era dos CD-ROMs e modems dial-up. Em seu auge, a empresa dominou o mercado, em grande parte devido a uma agressiva campanha de teste gratuito que custou milhões (possivelmente até bilhões) de dólares para executar.

Apesar do grande investimento, a campanha funcionou — no seu auge, a AOL tinha mais de 30 milhões de usuários e uma capitalização de mercado de mais de US$ 200 bilhões. Era o site mais popular online até o início dos anos 2000, quando a banda larga começou a substituir o dial-up. À medida que as areias se deslocavam, a AOL lutava para se manter relevante e acabou sendo vendida à Verizon por apenas US$ 4,4 bilhões.

Yahoo

Após a queda da AOL, o Yahoo tornou-se o próximo gigante da internet.

Começando como um diretório web, o Yahoo foi o primeiro site a oferecer índices localizados para as principais cidades. No zênite do Yahoo, valia US$ 125 bilhões, mas uma série de oportunidades perdidas e aquisições fracassadas significavam que ele não poderia acompanhar. Assim como a AOL, o Yahoo agora também é propriedade da Verizon, mas continua sendo um site top 10 globalmente.

Google

Não é surpresa que o Google atualmente esteja em primeiro lugar. Começou no início dos anos 90 como um projeto de pesquisa universitária. Hoje, tornou-se praticamente sinônimo de internet, o que faz sentido, considerando que 90% de todas as pesquisas na internet são feitas em propriedades do Google.

Mecanismos de busca da velha escola

Antes do sucesso do Google, havia vários outros mecanismos de busca que abriram caminho para o Google de muitas maneiras:

  • WebCrawler: Um dos mecanismos de busca anteriores, o WebCrawler foi o primeiro mecanismo de busca a habilitar a pesquisa de texto completo. Em certo momento, o site era tão popular, que seu servidor travava constantemente, tornando-o virtualmente inutilizável durante os horários de pico.
  • Lycos: Este foi outro mecanismo de busca crucial, criado em 1994 (um ano antes do Yahoo). Lycos foi o primeiro de seu tipo a incorporar recuperação de relevância, correspondência de prefixo e proximidade de palavras.
  • Infoseek: Como o mecanismo de pesquisa padrão do Netscape, o Infoseek era popular durante o auge do navegador da Web. Eventualmente, a Infoseek foi comprada pela Disney e renomeada para go.com.

Ao contrário do Infoseek, Lycos e WebCrawler de alguma forma conseguiram ficar por aqui — ambas as empresas ainda existem até hoje. Claro, eles não são nem perto de comparáveis ao Google em termos de receita ou volume de pesquisa diário.

A Evolução das Mídias Sociais

A menos que você seja um Gen Zer, você provavelmente se lembra do MySpace. Como Lycos e WebCrawler, o MySpace tecnicamente ainda existe, embora certamente não seja o site de tráfego alto que costumava ser.

Criado em 2004, o MySpace tornou-se um hub para músicos e fãs de música na web. Em apenas um ano, o site viu um crescimento maciço, e em 2005, foi adquirido pela News Corp. O MySpace continuou a dominar o cenário das mídias sociais até 2008, quando o Facebook assumiu como a plataforma de mídia social mais popular da internet.

A história do Facebook é bem conhecida neste momento. A criação liderada por Zuckerberg era um site de redes sociais que era exclusivo para estudantes de Harvard, mas logo abriu para dezenas de outras universidades e, finalmente, o público em geral em 2006. Apenas dois anos depois, o site tinha 100 milhões de usuários ativos, subindo para o topo do espectro de mídia social.

Embora o Facebook muitas vezes se encontre atolado em controvérsias hoje, o site continua sendo a plataforma de mídia social mais popular do mundo na internet, com cerca de 3 bilhões de usuários.

O que vem depois?

É difícil prever o que o futuro reserva para o Facebook, ou para qualquer um dos outros sites que dominam a web atualmente.

Se alguma coisa estiver clara da animação acima, é que a lista dos sites mais populares do mundo está constantemente mudando — e só o tempo dirá o que as próximas décadas trarão.


A lista dos mais buscados, muda a cada ano, isso influência diretamente no valor dessas empresas.



#negócios #empreendedorismo #sucesso #empreender #marketingdigital #motivação #liderança #dinheiro #marketing #foco

Fonte: Visual Capitalist

Deixe uma resposta