Um em cada quatro brasileiros já usa bancos e fintechs

Um em cada quatro brasileiros já usa bancos e fintechs

Ainda que a maioria dos entrevistados prefira bancos tradicionais, pesquisa mostra que o Brasil é o país mais aberto a bancos digitais em comparação a grandes potências como Japão e EUA

Uma pesquisa realizada pela Fujitsu, líder em tecnologia da informação e da comunicação (TIC), revelou que, apesar de a maior parte dos brasileiros preferir realizar transações bancárias pelos bancos tradicionais (64%), as coisas estão mudando e 27% dos entrevistados já operam suas finanças com uma combinação de banco tradicional e digital.

Os brasileiros são os mais abertos a usar serviços de bancos digitais do que qualquer outro país entrevistado na pesquisa. São eles: Austrália, Canadá, Alemanha, Japão, México, Nova Zelândia, Finlândia, Irlanda, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

São os mais jovens os mais adeptos a novas soluções: 27% dos entrevistados entre 16 a 24 anos e 33% entre 25 a 34 anos disseram que têm a intenção de utilizar apenas instituições digitais em até cinco anos. A média global é de 16%.

Mas, há um importante porém: a sensação de estabilidade que os bancos tradicionais transmitem ainda é um empecilho para que os clientes migrem de vez.

“Isso significa que as instituições digitais devem se preocupar em ter infraestruturas sólidas, sustentadas por segurança e transparência, para tranquilizar os consumidores sobre sua longevidade ”, aponta o relatório publicado com exclusividade pelo Valor Investe.

Evolução do mercado

A grande maioria dos entrevistados (85%) afirma que sua experiência bancária é melhor hoje do que era há cinco anos. E nove em cada dez são otimistas, acreditam que a experiência irá apenas melhorar nos próximos anos. Quatro em cada cinco querem que os bancos sejam mais inovadores – e a mesma proporção diz que o acesso a bons serviços digitais determina onde eles permanecem como clientes.

A pesquisa, que entrevistou 22.640 clientes em todo o mundo e 2 mil no Brasil, constatou que uma experiência digital positiva e bons serviços on-line são pontos determinantes para os clientes no processo de escolha do banco.

Apesar disso, é importante destacar que 74% dos brasileiros dizem estar impressionados com a quantidade de soluções bancárias disponíveis hoje no mercado e, por vezes, se confundem com tantas informações.

“Talvez como uma maneira de driblar essa confusão, um número semelhante (70%) diz que em cinco anos planeja interagir com apenas um provedor de serviços financeiros, em vez de gerenciar várias contas com vários bancos”, sugere a empresa.

Confiança e transparência

A confiança dos brasileiros nas instituições bancárias é considerada alta. Entre os que responderam o questionário, 61% afirmam confiar em seu banco atualmente mais do que há cinco anos.

Em contraposição, 66% das pessoas revelam a preocupação com a relação entre o aumento do uso de novas tecnologias e a exposição de dados pessoais. De fato, problemas relacionados à segurança dos dados são desafios para as instituições. Segundo a pesquisa, mais da metade dos brasileiros (57%) afirma que a insegurança sobre essas informações pode ser um motivo que os fará deixar de aderir a bancos digitais no futuro.

“A partir dessas informações fica evidente que, apesar de desejarem por serviços digitais avançados e inovadores e confiarem em seus bancos, os brasileiros se mantêm atentos a como essas instituições financeiras estão garantindo o sigilo e segurança de suas informações. É um ponto que deve receber atenção especial por parte dos prestadores desse tipo de serviço.” analisa Alex Takaoka, Diretor de Vendas da Fujitsu do Brasil.

Fonte: Valor Investe

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